Diário de Bordo

#Diário de Bordo - Acertando as coisas... (Hoje, 22/01/2013 - Terça feira [ sem. 16 ]

Desenvolve-se a dentição; a face do bebê continua a tomar forma. O batimento cardíaco do bebê é mais forte, sendo aproximadamente duas vezes mais rápido do que num adulto. O movimento ocular pode ser observado e o cabelo começa a crescer na cabeça do bebê. O comprimento do bebê é de 140-200mm e pesa aproximadamente 85 gramas.

Como eu tinha falado anteriormente, eu errei as datas e o exame, sendo assim, o próximo ultrassom será amanhã (23/01/2013) e por volta da semana 20-23 estaremos fazendo o exame morfológico, que ainda não foi marcado. Nesse exame, se tudo dê certo, saberemos o sexo do bebê.

A mamãe começou a apresentar inchaço nos pés, que deve ser controlado com a calça Kendall que a medica propôs logo nos primeiros dias da gestação - segundo amigas de minha esposa, dizem que além de prevenir contra os inchaços, aliviar também contra o cansaço.
Papai está doente, com uma gripe muito forte, mas mesmo assim amanhã irá acompanhar a mamãe no ultrassom, como sempre fez e assim que possível vem aqui pra conta pra todo mundo qual é o seu sexo.

Nessa semana também estamos com visita da vovó materna que veio do interior resolver algumas coisas na capital... enfim, vamos esperar pelo dia de amanhã.

#Diário de Bordo - Que sono.... (Hoje, 17/01/2013 - Quinta feira [ sem. 15 ]


Estamos no 4º mês, meu bebê deve estar do tamanho de um abacate (cerca de 12 centímetros da cabeça até o bumbum, pesando 100 gramas).
A cabeça dele já está mais ereta, o couro cabeludo já está se formando, apesar de ainda não ter cabelo; As unhas já estão aparecendo nas pontinhas dos dedos; O coração bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia no sistema circulatório que já está funcionando perfeitamente.

A barriga da mamãe está crescendo, ainda não sabemos o sexo, já daria pra ter visto, mas a medica, por opção e precaução ainda não nos informou o sexo, o próximo exame será na semana 20 (+/-) , é o morfológico, mas a ansiedade é enorme... será que você é menino ou menina? Ah!, e por enquanto só temos o nome de menina definido... 

Ainda não mexemos em nada da casa, estou aguardando os dados do exame morfológico para começarmos a decidir sobre as modificações. 
Mamãe nessa semana está muito chatinha... procurando brigas e muito espaçosa na cama, além de reclamar de dores na bacia (acho que é esse o local); enfim, ainda estamos nos acostumando com tudo isso.

Dica de Aplicativo Android para acompanhamento da gravidez: WornanLog Pregnancy, os dados técnicos desse blog são basicamente extraído dele, salvo por algumas pesquisas para enriquecimento do texto.



***************************************

#Diário de Bordo - Retomando... (Hoje, 10/01/2013 - Quinta feira [ sem. 14 ]



14 Semanas, começaram a nascer os primeiros fios de cabelos e já consegue se mexer, inclusive chupar o dedo. Tá medindo cerca de 9cm e pesando aproximadamente 45g.  A mamãe está com uma barriguinha pequena e linda. Estamos na expectativa de saber o sexo, pra podermos escolher o seu nome, começar a comprar suas coisas, decorar o quarto e por falar nisso, o papai está fazendo uma pressão na mamãe para ela comprar as roupas de grávida (que coisa difícil) que ela ainda não comprou nenhuma, quero dizer, quase nenhuma. Mudanças na estrutura social da casa poderá ser feitas, mas ainda, papai e mamãe estão estudando os casos e as formas de como isso deve ser feita, enfim, isso será algo para logo mais...





***************************************

#Diário de Bordo - Primeiros dias... (Hoje, 22/11/2012 - Quinta feira [ sem. 8 (+/-) ]

Nesse espaço, que se inicia de modo simples, eu demonstrarei como estou enfrentando as dificuldades de ser PAI...
Espero que de maneira simples, rápida e eficiente eu consiga demonstrar toda essa vivencia...

No dia 09/11/2012 (sexta-feira), já deduzindo uma gravidez, compramos um teste de gravidez vendido em  farmácias para confirmação de nossas duvidas, porém, minha esposa aparentemente usou de forma errada, por conta de sua ansiedade ou algo assim, eu não acompanhei esse processo, ela esperou eu dormir e no auge da ansiedade, usou... bom, o teste deu POSITIVO, mas afirma ela que fez uso erradamente do produto, então, com base na positividade do teste, resolvemos ir ao HRU (Hospital Regional da Unimed - Fortaleza) para certificar dessa positividade e dar inicio ao pré-natal.



No dia 12/11/2012 (segunda-feira) ficamos sabendo de "nossa" gravidez efetivamente.
Pra mim, um dia feliz, mas confuso... visto que eu já tinha visualizado essa gravidez, antes mesmo de tudo isso acontecer eu já tinha aceito essa realidade, mas já para minha esposa, foi uma verdadeira surpresa, visto que ela ainda esperava uma menstruação atrasada. 
Depois de esperar muito pela liberação do exame Beta-HCG e já de posse do mesmo, de maneira 'senso comum' constatamos a gravidez, mas como os valores estavam tão elevados, resolvemos ir ao obstetra para termos uma certeza profissional - ele também confirmou e imediatamente nos informou sobre a necessidade do acompanhamento pré-natal.

"E agora!"

Minhas esposa estava muito nervosa no hospital e rapidamente fomos embora...
No carro, a caminho de casa nos conversávamos sobre como iriamos contar aos nossos familiares e decidimos assim:
- Assim que chegássemos em casa contaríamos a sua Irmã;
- A noite, a minha família;
- No dia seguinte, a minha sogra, que estaria chegando de viagem para um evento na capital;
- Aos amigos e familiares mais próximos;
- Por fim, o grande publico - via redes sociais.

Chegando em casa, depois de um almoço simples e rápido, eu na ansiedade de contar para a irmã de minha esposa, que naquela ocasião estava em nossa casa, pressionava de maneira sutil para que ela contasse a novidade. Enfim, uma hora teríamos que contar:

- Lyzadra, o Eduardo tem algo à lhe contar! - falou Alyandra (minha esposa)
- Eu! - falou Eduardo
- O que? - falou Lyzandra (irmã de Alyandra)
- Tenho nada não!  (Eduardo)
- Tem sim, diz logo? (Alyandra)
- É algo do Ricardo? (Lyzandra; Ricardo é seu esposo)
- Não! (Eduardo)
- Mas você está preparada para ser tia? (Eduardo)
- Você está gravida!? (Lyzandra)
- Sim! (Alyandra) ....... foi mais ou menos assim.

Depois de comprimentos, felicitações, tínhamos concluído a fase mais simples.
Logo mais a noite, tinha a minha família... 
As 19hrs desse mesmo dia, estávamos nós prontos para informar a novidade....
Depois de brincar com ameaças a minha irmã Simony, de 12 anos, eu contei para minha mãe, minha irmã e minha tia Fátima, que estava naquela ocasião acompanhando minha mãe, que tinha sofrido um acidente domestico que não permitia a sua locomoção sem a ajuda de outra pessoa.
Todos os demais membros da família, no mesmo dia, foram informados por SMS.

Dia 13/11/2012 (terça-feira), o dia mais difícil; como iriamos contar para a minha sogra, mas essa tarefa era de Alyandra.

(continua....)

Nenhum comentário: