“Disse o SENHOR a Moisés: Não o temas, porque eu o dei na tua mão, a ele, e a todo o seu povo, e a sua terra...” Números 21.34a.
Os hebreus começavam sua caminhada de lutas até tomar a Terra Prometida (Israel). Em meio a murmurações e pecados, punições e perdão Divino, já tinham visto como a mão do Senhor era (e é) poderosa e fiel. A princípio, o povo somente pediu passagem a alguns reis, mas estes saíram com espada contra os hebreus. O rei de Arade lutou contra os hebreus e prevaleceu, mas Israel fez um voto com o Senhor e Ele entregou Arade (1), Seom (2).
Depois Ogue, rei de Basã, que não tinha nada com o povo hebreu, saiu a lutar contra eles, com todo o seu povo. É nesse momento que Deus fala a Moisés: Não temas. O Senhor deu vitória a Israel e fez com que nenhum do povo de Ogue permanecesse vivo.
Depois Ogue, rei de Basã, que não tinha nada com o povo hebreu, saiu a lutar contra eles, com todo o seu povo. É nesse momento que Deus fala a Moisés: Não temas. O Senhor deu vitória a Israel e fez com que nenhum do povo de Ogue permanecesse vivo.
Por que não temer? 1 porque Deus é que nos fala; 2 porque Ele entregou nossos inimigos em nossas mãos; 3 porque Deus nos dá a vitória, mas isso não significa que não teremos de lutar, mesmo que pacificamente.
Aplicação: Você já deve ter passado por uma situação assim: está almejando uma promoção em um setor de seu trabalho, mas, outro funcionário, que nada tem com você nem com sua vaga, nem ao menos seria prejudicado, resolve tentar derrubar você. Pode acontecer na faculdade, na escola, em casa e talvez (e infelizmente) até em seu ministério. Vez ou outra há alguém que nem conhecemos direito querendo nos derrubar. Então começa as especulações: é pecado, é o diabo, ele quer minha vaga, é inveja, etc. Não importa o motivo, o que importa é o que o Senhor tem a lhe dizer: não tema – e como você vai lidar com a situação. O contexto do texto é de tomar posse de terra, além do juízo do Senhor aos antigos moradores, faladondo em morte. O Antigo Testamento deve ser interpretado à luz do Novo Testamento. Sendo assim, vale o princípio de que “os inimigos foram entregues em nossas mãos”, interpretado a luz do NT onde lemos que “nossa luta não é contra o sangue, nem carne (ou seja, pessoas) (3)”, há outra atitude a ser tomada. Também não sairemos com uma “espada espiritual” cortando demônios ao meio, como muitos afirmam...
Jesus nos ensinou a estratégia e a atitude para esta luta “contra o homem” (ou contra nós mesmos): “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra (...) amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem (...) bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam (...) Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (4). Se a luta for contra as forças das trevas, basta as resistir (5). Mas o ser-humano tem de ser conquistado através do amor e dos frutos do Espírito (6). Parte importante deste processo é não temer. O medo ou nos paralisa ou nos torna agressivos. Podemos mudar a atmosfera ao nosso redor se confiarmos nas promessas do Senhor. Os “Arades”, “Seoms” e “Ogues” do nosso dia a dia não precisam ser mortos, precisam ser conquistados por um embaixador do evangelho (7). Somos agentes da reconciliação (8), para que se cumpra o quinto verso do Salmo 23: “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários”. De duas uma, ou comeremos em comunhão com um ex-inimigo que conquistamos (9); ou no mínimo comeremos sem ele, mas em obediência e em companhia do Senhor.
(1) Nm 21.1-3; (2) Nm 21.21-35; (3) Ef 6.12; (4) Mt 5.39, 44; Lc 6.28 e Jo 13.34-35; (5) Tg 4.7; (6) Gl 5.22-25; (7) Ef 6.20; (8) 2Co 5.18; (9) conforme 2Re 6.12-23.
Ave Crux, Unica Spes!
Postagem publica no blog do meu amigo Beetochurch (Alberto Oliveira); Ecclesia Semper Reformanda.
E aproveitando a publicação, quero felizmente dedicar votos de longevidade ao Blog Ecclesia Semper Reformanda , com textos e artigos maravilhosos, e parabenizar pelo seu PRIMEIRO ANIVERSÁRIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário